Inicio

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Disposição


 Encarar o expediente ou uma atividade física depois de saborear uma feijoada é praticamente impossível. Mas há outros alimentos mais "inocentes" que também são capazes de roubar nossa energia. 
 Até um simples pãozinho e o café com leite podem ser causa de problemas digestivos e má disposição. Não se trata de alergia, mas uma espécie de sensibilidade ao alimento que tem origem no intestino. Quando a mucosa está irritada, seja por estresse, ou pelo consumo de medicamentos, sua permeabilidade aumenta. O organismo passa, então, a absorver moléculas maiores, que normalmente passariam direto, e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O processo pode ocorrer, por exemplo, com a lactose, o açúcar do leite, ou com o glúten, presente em pães, aveia e farináceos.
Alimentos muito açucarados também podem provocar cansaço e desânimo. Embora a glicose seja fonte de energia, o exagero provoca o efeito inverso. "O corpo estoca a energia que não foi usada em forma de gordura, mas, até que isso aconteça, há uma série de reações químicas que resultam na produção de álcool", esclarece. O resultado é irritação, cansaço e uma sensação de torpor. 

Sim, é possível ter mais disposição com algumas mudanças na dieta, como reduzir a quantidade de açúcar e de gordura, caprichar nas frutas e dar preferência aos grãos integrais.
Carne vermelha pode prejudicar a minha disposição ?
Sim,pois ela tem muita proteína e acaba tirando um pouco de energia,o certo seria comer carne 3 vezes por SEMANA .
Quais alimentos podem interferir na disposição ?
Tudo que é ingerido em muita quantidade pode fazer mau , por exemplo , os doces ,é bom e todo mundo gosta mais se você comer com muita freqüência pode dar sono e uma censsaçao de que está bêbado pois ocorrem muitos processos químicos no fígado ,alem de diminuir a atividade mental ocorre o mesmo com a gordura que é ingerida em excesso só que ela não da a sensação de estar bêbado .
O mel é mais saudável ?
Não, o mel é a mesma coisa que o açúcar !
Como ter um bom café da manhã e evitar o stress do dia a dia ?
Eu particularmente começo meu dias com uma vitamina de banana ela é rica em magnésio e vitaminas do complexo B, ajuda a MELHORAR a disposição ,o café também é uma boa pra começar um dia ele é uma fonte de energia instantânea ,é melhor beber algo do que ficar comendo um pão por exemplo ,pois o pão tem muito trigo daí o foco do seu intestino é digerir e isso causa cansaço .
E o leite ?
Os laticínios, em geral, são amigos das crianças. Até os 6 anos, nosso organismo quebra bem as moléculas de lactose, o açúcar do leite. Depois, vai ficando mais difícil. Quem sofre de colite, ou é muito estressado, pode ter problemas com laticínios. Mesmo com o queijo branco, que tem menos gordura. Quando a mucosa do intestino está irritada, seja por estresse, ou pelo consumo de certos medicamentos, sua permeabilidade aumenta. O organismo passa a absorver moléculas maiores, que normalmente passariam direto, e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O resultado é cansaço, olheiras profundas, flatulência, dores de cabeça e resfriados constantes. É comum esses sintomas ficarem mais intensos na segunda-feira, porque é no fim de semana que as pessoas conseguem tomar um café da manhã mais farto, com muito leite e queijo.
Mas o cálcio dos laticínios não é essencial para evitar a osteoporose?
Praticamente não há alimento na natureza que não tenha cálcio. Quem tem intolerância à lactose pode consumir soja e couve-flor, por exemplo, que são ricos nesse nutriente. Também não adianta a pessoa tomar muito leite e, por outro lado, exagerar na cafeína ou na gordura, que prejudicam a absorção do cálcio.
O iogurte também deve ser evitado por essas pessoas?
Não, com o iogurte é diferente. Os lactobacilos fazem a quebra das moléculas de lactose, então é como se o alimento estivesse pré-digerido.
Tem-se falado muito na sensibilidade ao glúten. Quem deve evitá-lo?
O glúten também contém uma molécula muito grande, a gliadina. Assim como no caso da lactose, se a pessoa sofre de colite, está estressada, ou costuma consumir laxantes e antibióticos, pode ter a permeabilidade da mucosa alterada e, então, o corpo reage ao glúten como um elemento estranho.
Como descobrir essa dificuldade de digerir o glúten ou a lactose?
Quando os sintomas indicam essa possibilidade, eu proponho ao paciente um tempo sem o alimento para ver se o problema melhora. Ninguém melhor que a própria pessoa para sentir quando algo não lhe cai bem. Depois que o organismo retoma o equilíbrio, a pessoa pode voltar a consumir o alimento, mas com uma freqüência menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário